Por Dalvo Goin


Ribbon é o suprimento necessário para a impressão de etiquetas através de impressoras térmicas. Nada mais é do que um filme, geralmente preto, que transfere os dados para a etiqueta ao ser esquentado pelo cabeçote da impressora térmica.

Existem duas especificações que precisam ser observadas na hora de comprar o ribbon correto: as dimensões do ribbon e a composição dele. Para identificar a dimensão correta do ribbon que você precisa é necessário saber o modelo da impressora que você vai utilizar. Já para identificar a composição correta do ribbon que você precisa é necessário observar o material da etiqueta e as condições em que a etiqueta ficará exposta após impressa.

  1. Dimensões do ribbon
    Cada modelo de impressora térmica de etiquetas aceita determinados tamanhos de ribbon. As impressoras de mesa – que são as mais comuns – aceitam ribbon com tubete de meia polegada. Esses ribbons de meia polegada são vendidos em bobinas de 74, 75, 90 e 91 metros. Já as impressoras industriais aceitam o ribbon com tubete de uma polegada, vendidos em bobinas de 300, 360 e 450 metros.Nas especificações da sua impressora você encontrará a informação de qual é a dimensão do tubete suportada e qual a metragem ideal da fita. 
  2. Composição do ribbon
    A segunda especificação que precisa ser observada diz respeito à composição em que a fita é produzida. Vamos explicar isso melhor: existem basicamente três tipos de composição de ribbons: cera, mista e resina. Cada uma dessas composições é utilizada para aplicações diferentes e é imprescindível utilizar o ribbon correto para o material da etiqueta e para as condições em que a etiqueta ficará exposta após impressa. Utilizar um ribbon de composição inadequada certamente acarretará em problemas de impressão, perda de informações na etiqueta ou desperdício de recursos.

 

Então vamos ver onde deve-se utilizar cada tipo de ribbon:

Ribbon Cera
O ribbon de cera atende grande parte das necessidades das empresas na impressão de etiquetas, sendo ótimo para imprimir em papéis couchê e papéis foscos. É o tipo de ribbon mais econômico e imprime com ótima definição e nitidez, sendo ótimo para impressão de código de barras.
Entretanto, deve-se ter cuidado pois etiquetas impressas com ribbons de cera possuem baixa resistência ao atrito. As informações podem acabar apagando em situações onde a etiqueta fica raspando contra outras superfícies.

O ribbon de cera também NÃO é recomendado em situações onde a etiqueta ficará exposta a umidade, temperaturas extremas, produtos químicos e lavagem industrial. Nesses casos deve-se adquirir um ribbon misto ou de resina, veremos na sequência quando utilizar cada um desses dois tipos de ribbon.

O ribbon de cera é ideal para etiquetas de expedição e controle, etiquetas para o comércio, identificação de gôndolas e embalagens industriais em geral. É importante ressaltar que existem os ribbons de cera standard, com custo mais baixos e menor qualidade, e os ribbons de cera premium, mais caros e de melhor qualidade. Veremos na sequência quando utilizar cada um desses tipos de ribbon.

 

Ribbon Misto
O ribbon misto é composto por uma combinação de cera + resina, possuindo propriedades intermediárias entre esses dois materiais. É utilizado em diversas aplicações de etiquetas que necessitam resistência dos dados e longevidade das informações, sendo ótima para etiquetas de bens duráveis, por exemplo. Por equilibrar o baixo custo da cera com a resistência da resina, o ribbon misto possui uma aplicação bastante ampla.

Pode ser utilizado em papéis couchê e papéis foscos mas possui grande aplicação em etiquetas de filme BOPP ou polietileno. Em comparação ao ribbon de cera, possui maior resistência ao atrito.

 

Ribbon Resina
O ribbon de resina é o que possui o custo mais alto e também o que possibilita a maior resistência e durabilidade das informações impressas. Em alguns casos é o único ribbon que vai servir para impressão de etiquetas que precisam suportar atrito, umidade, chuva, temperaturas muito baixas ou muito altas, contato com produtos químicos e abrasivos, entre outras situações extremas.

É indicado para utilização em etiquetas de filme BOPP ou polietileno e também em nylon resinado. Esse tipo de ribbon necessita que a impressora funcione em maiores temperaturas e por isso o cabeçote de impressão dura menos em comparação com a utilização de ribbons de cera.

Ribbons de resina são muito utilizados por indústrias de bens duráveis, indústrias de confecção para impressão de etiquetas de composição, etiquetas para alimentos congelados, entre outras aplicações onde as etiquetas ficarão expostas a situações extremas ou precisam continuar legíveis por bastante tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *